sexta-feira

Segmentação no Marketing Digital e Como Pode Ajudar nos Negócios

 

Segmentação no Marketing Digital

Você sabe o que é segmentação e onde ela se encaixa no Marketing Digital?

Se a resposta for não, fique tranquilo, pois é sobre isso que iremos falar no post de hoje.

Essa estratégia pode ser o que está faltando para você alcançar o seu público-alvo, em meio a tantos anúncios e personas diferentes.

Portanto, se você quer chegar em possíveis novos clientes para o seu produto, continue lendo.

Segmentação no Marketing Digital: Como Pode Ajudar nos Negócios

Poucas palavras têm o seu real significado tão bem aplicado no marketing digital quanto a segmentação. 

Então, para sabermos o que ela significa, vamos dar uma pesquisada no dicionário. 

Segmentação: Ato ou efeito de segmentar algo em diferentes partes; divisão, fracionamento, fragmentação.

E é exatamente isto que ela faz no marketing digital, divide em diferentes partes o seu anúncio, ou melhor, fraciona ele.

Portanto, nada mais é do que entregar o seu produto para quem realmente possui aquela demanda, ou para quem realmente está mais propício a adquiri-lo.

Vamos imaginar uma situação para que fique mais claro o entendimento.

Suponhamos que você tenha uma página de vendas que oferece cursos ensinando a fazer doces gourmet. Digamos que você decida anunciar esses produtos em grandes canais de comunicação, como sites ou redes sociais.

Esse anúncio poderá atingir um grande número de pessoas. O problema é que você não conseguirá metrificar quem dessa audiência, de fato, tem interesse em adquirir esse material.

A chance de uma pessoa comprar seus cursos pelo simples fato de que ela viu uma propaganda, é baixíssimo. 

Sendo assim, seria muito melhor se você conseguisse divulgar este anúncio para um grupo de confeiteiros. Eles já estão acostumados a consumir esse conteúdo, logo, a possibilidade desse público se interessar é muito maior.

Utilizamos esse exemplo, mas você já deve ter conseguido imaginar essa situação no seu próprio negócio. Acertei?

Para complementar esse conhecimento, confira algumas vantagens de você segmentar o seu público.

As vantagens de segmentar seus anúncios

Como vimos, é muito mais interessante anunciar para pessoas que sejam potenciais consumidores do seu produto do que para uma grande massa, que não possui objetividade.

E esta é a grande vantagem de segmentar anúncios: você oferta para quem tem muito mais chances de se interessar pelo produto anunciado.

E falando em vantagens, conhecer sua persona e ter ela desenhada é saber exatamente como segmentar os seus anúncios.

A segmentação é, de fato, uma ferramenta muito importante no marketing digital.

Inclusive, um dos benefícios dessa modalidade de marketing é ser muito mais específico do que generalista.

Voltando ao exemplo dos cursos de doces gourmet, há ainda muito mais possibilidades de segmentação. 

As ferramentas de anúncios em redes sociais como o Facebook Ads e o Instagram Ads permitem que você anuncie seu curso para pessoas que curtem ou participam de grupos e publicações relacionado a esse nicho.

Mas existem diversas outras formas de segmentação que a maioria das ferramentas de anúncios permitem, vamos analisá-las.

Tipos possíveis de segmentação

Por Geolocalização 

Suponhamos que você venda encapsulados, mas que ainda não tenha nacionalizado as suas operações. Neste caso, não faz sentido que você anuncie para outros estados nos quais ainda não faz entrega.

Sendo assim, é possível fazer a segmentação por geolocalização, que permite os seguintes filtros:

  • Município que deseja que seja divulgado;
  • Estado;
  • País;
  • Proximidades. Por exemplo: anunciar para um raio de 3 km da sede da sua loja física.

Por situação Socioeconômica

Leva em consideração o ser social e suas condições econômicas, são segmentados fatores como:

  • Escolaridade;
  • Ocupação profissional;
  • Cursos complementares;
  • Orientação política.

Por hábitos comportamentais

Esta segmentação analisa o comportamento do cliente e como ele interage nas redes sociais.

  • Grupos que a pessoa participa;
  • Tipos de publicações que ela interage;
  • Páginas que ela segue;
  • Entre outros.

Conclusão

“A propaganda é a alma do negócio.” Entretanto, não é eficiente divulgar seus produtos apenas por divulgar. 

Isto, além de não gerar os resultados esperados, pode também fazer com que a sua empresa seja simplesmente esquecida.

Tudo requer um planejamento e uma estratégia bem montada.

Ser assertivo é uma das características fundamentais do marketing digital. E a segmentação está aí para garantir que você alcance a persona da sua marca e lhe traga bons resultados.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente que ficaremos felizes em ajudar.

Como Escalar Campanhas Pagas

 

Investir em campanhas pagas é um passo muito importante para quem trabalha com Marketing Digital. Por isso, nós da Monetizze, pensamos em criar este conteúdo para que o seu negócio cresça cada vez mais.

Um conceito muito falado no mercado de afiliados é o de escalar campanhas.

Neste artigo, vamos te mostrar o que é e como escalar campanhas pagas e como esse processo é importante para que você consiga aumentar as suas vendas ao mesmo tempo, em que aumenta o investimento nos seus anúncios.

Vamos lá?

Escalando Campanhas Pagas para seu Negócio

Antes de falarmos sobre as campanhas pagas, você precisa entender o conceito de tráfego. Por isso, iremos começar falando sobre ele.

O que é Tráfego

Quando falamos de tráfego no mercado digital, estamos falando dos visitantes que acessam seu site, blog, página de vendas e demais meios utilizados para gerar Leads.

Existem várias formas de se trabalhar com esse tipo de aquisição, havendo modelos orgânicos e não orgânicos. O que será relevante para nós neste post é o modelo de tráfego pago.

Muitas pessoas ficam relutantes quando se trata de investir em tráfego pago. A maioria quer alcançar bons resultados sem nenhum ou o mínimo possível de investimento.

Existem meios para gerar visitas sem as campanhas pagas e, mesmo assim, conseguir gerar um bom volume de visitas.

Uma das formas de se fazer isso é usando técnicas de SEO, por exemplo. Mas essa estratégia sozinha talvez não dê o resultado que você espera.

Quem trabalha nessa área há mais tempo, sabe que esse investimento é necessário para o crescimento do seu negócio. Você até pode ter resultados apenas com tráfego orgânico, mas os ganhos serão a longo prazo e possivelmente menores.

Por que é importante gerar tráfego?

Quando você cria um conteúdo novo para seu público, você quer que ele seja consumido. Não é verdade? 

E para que isso aconteça, será preciso alguns esforços da sua parte, que no caso são feitos através do tráfego, para que o seu conteúdo alcance o público propício a comprar seu produto.

Quando você está gerando tráfego para o seu site, por exemplo, você aumenta suas chances de ter seu post valorizado e, consequentemente, mais chances de gerar novos Leads e efetuar vendas.

Sem ele, as chances de que seu canal de comunicação cresça são muito baixas. 

Escalando campanhas pagas para seu negócio

Para alavancar suas vendas, é recomendado que você escale campanhas pagas para seu negócio.

Se você já possui produtos que convertem bem, é interessante começar investindo neles.

É importante analisar esses investimentos para saber se está funcionando ou não.

Esse tipo de investimento acaba sendo mais seguro para seus negócios, por você ter um controle maior sobre as pessoas que clicaram em seu anúncio.

Com essas campanhas pagas você segmenta seu público, aumenta a visibilidade do seu negócio ou produto e ainda consegue gerar mais tráfego.

Elas podem ser feitas de diversas formas, através de redes sociais, links patrocinados e demais opções.

Uma das principais vantagens da utilização dessas campanhas é a facilidade de alcançar pessoas sem limitações geográficas. 

Além disso, você consegue direcioná-las para a persona da sua marca, ou seja, aquela pessoa que se encaixa no perfil de compra do seu produto ou serviço.

O que é escalar campanhas pagas?

Escalar é aumentar o lucro da empresa com menor risco possível. 

Você precisa ter controle do risco para que você não perca dinheiro durante o processo.

Uma das maiores preocupações das pessoas que estão começando a escalar, é a mudança no valor do ROI.

ROI é a sigla para “Retorno sobre o Investimento”. Se trata da relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento. O valor investido também faz a diferença nesse resultado.

Ah, e fique tranquilo! É normal seu ROI cair conforme você investe, e isso te faz ganhar escala. Por isso, você não deve parar as campanhas quando o ROI diminuir.

Se você pausar uma campanha porque o ROI diminuiu você não tem escala, e perde a chance de faturar mais a longo prazo.

Por exemplo.

Se você teve uma receita de 100 mil reais e investiu 10.000 mil na campanha, você terá um ROI baseado nesses números. No caso, o ROI desse exemplo será 9.

Esse cálculo é feito através de uma fórmula bem simples. Confira a seguir.

ROI

Com isso, percebe-se que o seu ROI irá variar conforme o valor que você investir. Se você investe pouco, seu ROI será menor. 

Consequentemente, ao cancelar uma campanha por conta desse número baixo você estará deixando de ganhar dinheiro. 

O retorno dependerá do quanto você está disposto a investir.

Como escalar campanhas pagas?

Agora que você já entende o que é escalar uma campanha, você deve estar se perguntando como fazer isso. É o que explicaremos a seguir.

Para escalar uma campanha, você irá utilizar de mídias pagas. Uma das mais utilizadas é o Facebook Ads, que será nosso exemplo.

E como tudo que ronda o Marketing, você precisará aplicar estratégias para que seu investimento lhe dê um retorno positivo.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você escale suas campanhas pagas com o menor risco possível. 

Vamos lá?

Invista mais nos anúncios que estão gerando bons resultados

Ao escalar uma campanha, você deve estar sempre de olho em seus números. Assim, você saberá a hora de parar com determinado anúncio e quando investir mais em outro.

O primeiro passo para que seu retorno sobre o investimento cresça, é investir nas campanhas que – naquele momento – estão rendendo melhor.

Como as mudanças são constantes, você deve acompanhar seus anúncios diariamente para que não corra o risco de perder o valor investido.

Antes de publicar seu anúncio no Facebook Ads, invista no Pixel 

O Pixel é um código que, ao inserir no seu site, lhe proporciona acompanhar os dados e realizar ações para que você saiba quando uma campanha está rendendo, te ajuda a escolher para qual público irá aquele anúncio e demais opções que são oferecidas.

Graças ao Pixel, o Facebook Ads consegue definir seu público-alvo através do perfil que visita seu site. 

Com ele instalado você tem esses benefícios, além de economizar tentando encontrar Leads para o seu negócio já que o Facebook Ads se encarregará dessa tarefa.

Expanda os horizontes e encontre novos Leads

Se você tem um anúncio que está rendendo bem, por que não expandir para novos públicos?

Por exemplo.

Você possui uma campanha voltada para homens entre 20 a 50 anos, mas percebe que ele converte melhor entre a faixa de 25 a 40 anos. Você pode voltar sua campanha para esse público, mantendo a outra também. 

Com essa ação você estará fazendo um tipo de escala. 

Pode parecer que estará ofertando a mesma campanha duas vezes, mas o Facebook Ads irá ser mais preciso nas buscas e um maior número de homens entre 25 a 40 anos será alcançado.

Se arrisque, mas consciente

Tudo bem que falamos que escalar campanhas é aumentar o lucro da empresa com menor risco possível, mas podemos chamar essa atividade de fase de testes.

Claro que você não irá pegar uma campanha e ofertar para um público aleatório. Deverá ser feita uma pesquisa baseada naqueles que mais convertem e quais possíveis novos Leads podem ser gerados através dessa pesquisa.

E mais uma vez, ao escalar essas campanhas acompanhe o desempenho para que não tenha prejuízo. 

Conclusão

Escalando suas campanhas pagas você pode aumentar consideravelmente seus lucros. Investimento é necessário se você quer manter um negócio, e requer tempo.

Aproveite os ensinamentos desse post e comece a escalar suas campanhas!

5 Dicas para Gerar Mais Tráfego no seu Blog

 

5 Dicas para Gerar Mais Tráfego no seu Blog

Você sabe o que é preciso para gerar mais tráfego para o seu blog?

Muitas pessoas se assustam quando o assunto é tráfego, como se fosse um bicho de sete cabeças. Mas a verdade é que existem meios bem simples de melhorar o engajamento do seu blog.

Hoje, você verá nesse post algumas dicas de como fazer isso.

Vamos lá?

5 Dicas para Gerar Mais Tráfego no seu Blog de forma gratuita

1. Invista em SEO

O SEO é de grande importância quando falamos de gerar tráfego. Afinal, ele é responsável por uma grande parte desse engajamento.

Caso ainda não esteja familiarizado com esse termo, SEO é o que chamamos de “Otimização de Sites“. Ele tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Algumas das técnicas mais simples que devem ser aplicadas ao seu conteúdo são:

  • Título SEO;
  • Meta- Descrição;
  • Slug (link que será exibido para o leitor).

No link disponibilizado acima falamos sobre cada uma delas detalhadamente, por isso não deixe de ler.

2. Não se esqueça da Palavra-Chave

Uma das coisas mais importantes quando falamos de tráfego e de SEO é a Palavra-Chave.

A palavra-chave é uma palavra ou termo que determina tema e o sentido do seu texto. É através desta palavra que você vai informar ao buscador que o seu texto contém a informação pesquisada pelo usuário e sobre o que se trata o seu conteúdo.

Por isso, é necessário pesquisar antes de definir qualquer palavra como representante do seu conteúdo.

Se você vai escrever um post dando dicas para trabalhar com o Mercado de Afiliados, você deve avaliar qual palavra – ou frase – melhor representará seu conteúdo. Lembrando que você deve considerar o quanto aquele termo é utilizado e se realmente é buscado.

Afinal, não adianta nada inserir uma Palavra-Chave que não tem procura.

3. Pense no conteúdo que irá oferecer ao leitor

Claro que o conteúdo não poderia ficar de fora, até porque é ele que irá garantir que o leitor volte ou não.

Você pode ter aplicado todas as técnicas de SEO corretamente e ter conseguido gerar um engajamento bacana, mas se o seu material não for de qualidade essas pessoas não voltarão. E não é isso que nós queremos.

Leitores recorrentes agregam valor ao seu blog, por isso ofereça sempre o melhor para que eles sintam confiança no que você está entregando e continuem interessados nos próximos que virão.

4. Utilize links internos

Por se tratar do seu próprio conteúdo, eles podem acabar se complementando.

Nós da Monetizze escrevemos sobre marketing digital e assuntos voltados para o mercado de Produtores e Afiliados. Por isso, sempre encontramos links de conteúdos que podem complementar a experiência do leitor.

Por exemplo.

Ao falarmos de Copywriting, vimos que poderíamos linkar outro post que de dicas para escrever um Copy eficaz. Além de aumentar seu conhecimento sobre o assunto, também irá gerar mais engajamento para o blog. Isso claro, se houver cliques no link disponibilizado.

Detalhe importante. Ao linkar qualquer conteúdo no seu blog, certifique-se de que o leitor será direcionado para uma nova página. Mas, como assim?

Ao inserir o link, você terá a opção de editá-lo. Nessas configurações você encontrará a opção “Abrir link em nova aba”. É importante que este campo esteja marcado para que, ao ser acessado pelo leitor, ele vá para outra página e mantenha a atual aberta.

Veja na imagem abaixo um exemplo do WordPress.

gerar tráfego

5. Aposte em Guest Posts

Guest Posts são conteúdos de convidados. Ele funciona da seguinte forma.

Você pode convidar especialistas sobre o assunto que você aborda, e até escrever de volta para o blog deste convidado caso ele tenha um.

Ao fazer essa troca de conteúdo você expande o nome do seu site e, assim, pode conquistar novos leitores e mais engajamento.

Você pode fazer Guest Post de diversas formas, não necessariamente precisa ser em formato de blog post. Vocês podem trabalhar em um e-book, conteúdo em vídeo, e demais opções que melhor se encaixarem no seu mercado.

Lembre-se de investir em convidados que realmente saibam do que estão falando e que possam agregar algo ao seu público.

Dica Extra! Gere engajamento em suas redes sociais

Para complementar o seu conteúdo e alcançar um público maior, esteja presente nas redes sociais e divulgue seu trabalho por lá.

Aparentemente, a maioria das pessoas está nessas redes e por isso é importante que produtores de conteúdo também estejam.

Mas, ao invés de apenas divulgar seu blog você pode criar material próprio para elas.

Cada rede possui suas particularidades e meios de gerar engajamento. Ou seja, você deve se adaptar a cada uma delas para ter um alcance significativo e recorrente.

Invista em material para suas redes sociais e você terá mais chances de aumentar o tráfego do seu blog.

Conclusão

Com essas dicas fáceis de serem aplicadas, você pode fazer a diferença que seu blog está precisando no momento. Elas te ajudarão a melhorar o seu conteúdo e o posicionamento do seu blog no Google, que possui um papel importante quando falamos de tráfego.

Se você estiver começando agora, investir em tráfego orgânico é a opção mais adequada.

Caso ainda não possua muito conhecimento sobre o assunto, confira o post sobre Tráfego Orgânico que foi disponibilizado a pouco tempo aqui no blog.

Ficou alguma dúvida? É só deixar nos comentários que iremos te ajudar nessa!

Até a próxima!

Começando agora? Aprenda como investir em Tráfego Orgânico

 

Tráfego Orgânico


Para quem está começando agora no mercado de produtores e afiliados, investir em anúncios pagos pode não ser a opção mais viável. Por ser um negócio novo, começar com o tráfego pago pode ser um grande desafio, tanto por falta de experiência quanto pelo valor investido em dinheiro.

Isso acontece com frequência, e acaba que muitos novos empreendedores digitais desistem antes mesmo de realizar a primeira venda. Mas, isso ocorre porque eles não conhecem, ou ainda não sabem como utilizar o tráfego orgânico.

Se você ainda não se familiarizou com a palavra tráfego, ela representa todas as visitas que seu site ou blog recebe diariamente. Essas visitas podem chegar através do tráfego pago (anúncios) ou do tráfego orgânico (não pago).

Quer aprender mais sobre tráfego pago? Então continue lendo.

Começando agora? Aprenda como investir em Tráfego Orgânico

O que é Tráfego Orgânico?

É conhecido como tráfego orgânico, visitas que foram conquistadas de forma espontânea através de pesquisas nos mecanismos de buscas sem a necessidade de investir em anúncios. Mas, isso não significa que você não precisará investir em algum momento.

Pelo seu conceito, muitas pessoas acreditam que não precisarão gastar com o tráfego orgânico. Só que não é bem assim que funciona.

Para que você tenha um retorno através das suas visitas orgânicas, será preciso tempo. E tempo é dinheiro. Além disso, você precisará aplicar algumas estratégias para atrair seu público alvo, o que também pode precisar de investimento. O diferencial é que, ao contrário dos anúncios, você só precisará investir uma vez.

Como falamos anteriormente, um exemplo mais comum de tráfego orgânico são de mecanismos de busca, como o Google. Por isso, ter um bom SEO no seu blog e saber escolher as palavras-chaves é tão importante. Eles irão garantir melhores posições, e assim maiores chances de conquistar mais visitas orgânicas.





Vantagens de investir em Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é benéfico tanto para iniciantes quanto para quem já está familiarizado com o mercado. Aqui vai algumas vantagens de se trabalhar com ele:

Custo x Benefício

O tráfego orgânico oferece um ótimo custo benefício. Afinal, você precisará investir “apenas” o seu tempo. Pode haver gastos necessários, em um primeiro momento, para aplicar boas estratégias mas nada comparado a investir constantemente em anúncios pagos.

E quando falamos de investimento, não estamos falando necessariamente de dinheiro. Pois, tempo é de grande valor e ele precisará ser investido para gerar bons conteúdos e estudar a melhor forma de atrair novos visitantes.

Sem prazo de validade, diferente dos anúncios

Outro ponto positivo do tráfego orgânico é que ele não vem com prazo de validade. Você pode utilizar os mesmos mecanismos por tempo indeterminado, contanto que ainda esteja lhe trazendo resultados positivos.

Além disso, você tem a possibilidade de estar sempre atualizando seu conteúdo. Por exemplo, um post “Os melhores bancos de imagens gratuitos de 2019” pode ser atualizado para “Os melhores bancos de imagens gratuitos de 2020”.

Maior relevância no Google

Quando você pesquisa por um assunto no Google, sempre aparece alguns sites anunciados nas primeiras opções. Esses anúncios, mesmo estando no topo, acabam perdendo um pouco de credibilidade por conta disso.

Muitas pessoas deixam de clicar no anúncio, e por isso ter uma boa posição no Google é uma grande vantagem. E é o que você pode conseguir através do tráfego orgânico, se souber aplicar as estratégias de SEO e de palavra-chave.

Os 5 tipos de Tráfego que podem ser utilizados por você

Além do Tráfego Orgânico, existem mais 4 opções que podem ser utilizadas para acompanhar de onde estão vindo as visitas do seu site ou blog. São eles:

Tráfego Pago

Bom, como falamos mais acima, o tráfego pago é aquele em que você investe em anúncios no Google ou em determinado site que seja frequentado por seu público-alvo. Neste modelo, você precisará investir enquanto seu anúncio estiver no ar. Ou seja, só haverá campanha se houver investimento em dinheiro.

Por conta disso, ao utilizar o tráfego pago você deverá sempre acompanhar os seus anúncios para que possa manter os que estão trazendo algum retorno e desativar os que não foram bem sucedidos.

Tráfego Direto

Essa é uma maneira de praticar tráfego orgânico, só que de forma diferente. No modelo direto, seu site é acessado sem pesquisas sobre o assunto ou clicando em anúncios. Ele simplesmente clica diretamente no link do site.

Por exemplo, você pode compartilhar o link com amigos para eles acessarem. Esse é o tráfego direto.

Tráfego Social

Essa forma de atrair novas visitas, é feita através das redes sociais. Se tornou muito comum disponibilizar o link do site no perfil do Instagram, em postagens no Twitter e demais opções.

Para quem costuma trabalhar com essas redes, é uma ótima forma de conseguir tráfego sem precisar investir em anúncios.

Tráfego Orgânico

Tráfego de Referência

Ao ler um post do blog e clicar em um dos links que foram disponibilizados, você será encaminhado para o site em questão. Dessa forma, não houve mecanismos de busca. É assim que funciona o tráfego de referência.

Quando disponibilizamos links de outros blogs ou sites aqui no Blog da Monetizze, estamos praticando essa modalidade de tráfego. Chamamos isso de Backlink, que significa basicamente ligar uma fonte a outra.

Conclusão

Entender o que é tráfego orgânico é muito importante, mas você precisará complementar esse conhecimento com estratégias e conhecimento de sua persona para que os resultados sejam positivos.

Portanto, se você está ingressando agora no mercado de Produtores e Afiliados, você deve estar ciente de que estamos em constante mudança. Por isso, é de grande importância continuar estudando e aprimorando seus conhecimentos.

É dessa forma que você saberá qual o melhor momento para se aventurar e começar a investir no tráfego pago, além do orgânico.