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Como Tornar a Jornada do Cliente Positiva e Resultar em Vendas

 

jornada do cliente

Você já ouviu falar na jornada do cliente? Entendê-la é o ponto chave para ter clientes fidelizados e gerar boas vendas. É a partir dessa experiência que o seu público irá decidir se sua empresa serve para ele ou não.

Portanto, se você quer melhorar o seu marketing de vendas, você deve ler esse post. Lembrando que, cada empresa possui suas particularidades e isso deve ser levado em consideração ao montar a sua jornada do cliente.

Agora, vamos entender como ela funciona?

Como Tornar a Jornada do Cliente Positiva e Resultar em Vendas

O que é a Jornada do Cliente?

A jornada do cliente é todo o caminho percorrido, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Essa jornada auxilia empresas a identificar o que o cliente precisa, quais os problemas que eles buscam resolver, suas dúvidas, entre outras questões, em cada fase do processo de venda.

Como tudo que envolve o ambiente empresarial, ela é feita com base em planejamento e estratégia. Tendo sempre como foco a satisfação do cliente.

E hoje, ele busca muito mais que apenas a compra de um produto. A experiência é importante e deve ser levada em consideração ao criar a jornada de sua empresa.

Uma das formas de proporcionar essa experiência é através do Marketing de Conteúdo

Como exemplo de marketing de conteúdo, se tratando do mercado de produtor e afiliado, temos o blog. Através dele você pode disponibilizar conteúdos gratuitos e de qualidade para seus clientes, proporcionando uma experiência diversificada para ele.

Mas, para proporcionar uma boa experiência para seu público-alvo, você primeiro precisa entendê-lo. E para isso, você precisa montar a jornada do cliente.

Etapas da Jornada do Cliente

A jornada do cliente é dividida em 4 etapas. São elas:

Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, você precisa conhecer o consumidor e identificar seu problema. É a partir dessa pesquisa que você buscará oferecer o que ele busca na sua empresa.

Essa também é a etapa em que o consumidor ainda não sabe qual é o problema em questão.

É seu papel mostrar para ele que você pode ajudá-lo, e para isso você antes precisa conhecer o suas necessidades.

Consideração da solução

Agora que seu cliente já sabe o que está buscando, porque você o levou a ter essa percepção, ele irá buscar a melhor solução para o problema.

Nessa etapa entra o Marketing de Conteúdo, onde você pode mostrar para aquele consumidor que você possui as informações que ele busca. Lembrando que aqui o foco não é o produto em si, mas você pode citá-lo se achar necessário.

Decisão de compra

Na etapa de decisão de compra, o cliente já sabe o que ele precisa e irá buscar recomendações para descobrir a melhor opção de compra.

O que você pode fazer  é disponibilizar depoimentos de outros clientes que se sentiram satisfeitos com seu produto, disponibilizar testes grátis, fazer demonstrações e demais opções. Isso o ajudará a ter maior certeza de que o que você está oferecendo é o melhor para ele.

Fidelização

Se chegou até aqui, parabéns você acabou de garantir mais um cliente. Nessa etapa, você consegue medir se sua abordagem foi eficiente ou não, de acordo com o resultado garantido.

E lembre-se, o pós-venda é muito importante nesse processo. Esteja sempre disponível para atender seus clientes, pois um pós-venda mal feito pode acabar estragando toda a jornada que você fez até aqui.

Conclusão

Agora que você já conhece a jornada do cliente e suas etapas, que tal colocar seu aprendizado em prática? Mesmo que você ainda não possua uma empresa, mas está se preparando para isso, você pode fazer testes como uma forma de estudo. Como é feito no plano de negócios.

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