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Otimização de Conversão: Transforme seu Site e Aumente suas Venda

 

Otimização de Conversão

O que todo produtor e afiliado quer é conquistar mais conversões. Se você se encaixa em um desses perfis, talvez já tenha ouvido falar de CRO – Conversion Rate Optimization – que significa Otimização da Taxa de Conversão. Ou também, Otimização de Conversão.

Se trata de uma estratégia que tem como objetivo garantir que seu site esteja sempre bem otimizado. Assim, as chances de vendas serão maiores.

E como a conversão é uma das partes mais importantes do Marketing Digital, hoje você irá aprender como essa estratégia funciona.

Vamos lá?

Otimização de Conversão: Transforme seu site e aumente suas vendas

O que significa Otimização de Conversão?

Otimização de Conversão significa, como o nome já diz, otimizar as taxas de conversão do seu site. Podendo ser de público para Lead, de Lead para oportunidade ou de oportunidades para clientes.

Em um post sobre Mobile e a importância de adaptar sua página de vendas, falamos sobre como o consumidor está cada dia mais impaciente. Poucos segundos podem fazer a diferença na decisão de compra, por isso essa estratégia é tão importante no Marketing.

Sites que não são otimizados acabam tendo poucos resultados positivos, pois se torna algo estressante para o cliente.

Portanto, ao pensar em um site de vendas, você deve idealizar como será feita sua estratégia de otimização de conversão. E sendo bem feito, ele garantirá um retorno considerável.

Por que investir em Otimização de Conversão?

Como citado acima, as pessoas querem agilidade ao abrir um site. E a estratégia que garante que seu site seja rápido e simples é a de otimização.

Às vezes, pequenos detalhes como uma imagem que demora a carregar pode definir se você irá gerar 100 conversões ou 10. O papel dessa estratégia é identificar esses detalhes e tornar o mais acessível possível ao consumidor.

O mesmo acontece com a velocidade de carregamento de página. Se sua página demora mais do que 5 segundos para carregar, isso pode ser um problema que está te impedindo de gerar um número maior de conversões.

Por isso que se deve investir em otimização de conversão.

Mas, como funciona essa estratégia?

Percebeu que essa é uma estratégia importante e quer aplicá-la ao seu site? Confira as etapas da otimização de conversão:

Colete informações

Planejamento é algo que sempre deve estar presente em uma estratégia de marketing. E com essa não seria diferente.

Tire um tempo para planejar e estudar o assunto. Você precisará fazer pesquisas e ter o máximo de informações possíveis para saber quais mudanças serão feitas em seu site. Você pode aproveitar e criar conteúdos interativos, para saber qual a opinião do seu público-alvo.

Você pode fazer a coleta de dados de várias formas. Uma das mais conhecidas são as ferramentas de Analytics (pode ser o próprio Google Analytics).

Através dele, você monitora e analisa todo o tipo de tráfego que um site recebe. Ele é gratuito, pode ser instalado em qualquer domínio e mostra informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes em uma página específica.

Essa etapa é muito importante, e com ela feita você poderá seguir para a próxima.

Analise os dados coletados para encontrar soluções

Após feita a pesquisa utilizando o Analytics (ou outra ferramenta de análise de dados), você precisará juntar tudo que conseguiu e encontrar possíveis soluções para melhorar o site em questão.

Se atente ao que seus clientes estão buscando e como levar isso à eles. Você terá como medir essas necessidades através das pesquisas feitas através das ferramentas do Analytics, por exemplo.

É a partir dessa etapa que você começa a colocar as mudanças no papel. Assim, saberá o quais as opções que serão testadas no próximo passo.

Invista em testes A/B

teste A/B é um método utilizado através de comparações de uma variável, tendo como objetivo identificar quais ações estão dando mais resultados.

Por exemplo, se você tem dois modelos de e-mail marketing, é possível testá-los para identificar qual tem gerado mais conversão. Ou, se você possui uma landing page, você consegue saber qual está convertendo mais.

O posicionamento de um botão, o tamanho de uma determinada imagem ou onde ela deve estar posicionada, entre outros, também são exemplos de testes A/B que você pode estar utilizando na sua página de vendas.

Utilizando esses testes você conseguirá definir qual a melhor opção para o seu site, baseado nas pesquisas feitas e nas melhorias definidas após a pesquisa.

Otimização de conversão

Hora de colocar em prática e acompanhar os resultados

Após feito os testes, você terá identificado a melhor opção para o seu site naquele momento. Então chegou a hora de colocar em prática e acompanhar se os resultados estão sendo realmente satisfatórios.

Acompanhe diariamente o desempenho do site, para reconhecer quando algo precisa ser atualizado.

Mantenha a estratégia de Otimização sempre atualizada

Na última etapa, você deverá estar ciente do momento que seu site deve ser otimizado novamente. Assim como o mercado em si, as estratégias precisam ser atualizadas conforme as mudanças vão ocorrendo.

Sempre haverá novos meios de otimizar seu site para que ele se mantenha gerando boas conversões.

Conclusão

Investir na estratégia de otimização de conversão é o que pode tornar seu site mais qualificado para atender os consumidores. E, agora que você já entende como ela funciona, você pode começar a montar seu planejamento.

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